Viagem

Pin
Send

Subindo no avião da AirAsia para voar para Surabaya a partir de Medan

O vôo durou 3 horas e foi rápido sair do aeroporto já com a mochila no reboque.

Eu ignorei os taxistas, saí e fui em direção ao Damri -Os barramentos Java locais-. Eu perguntei e felizmente o ônibus faz a viagem para o aeroporto - terminal e centro de ônibus. Paguei 15.000 rúpias e você pode ver rapidamente que o Java parece muito melhor desenvolvido do que sua irmã Sumatra. As estradas parecem bem pavimentadas, eles têm ônibus reais - mesmo que não sejam muito importantes - e o terminal de ônibus de Surabaya parecia a estação de Atocha em comparação com Medan.

Uma vez na estação de ônibus em Surabaya, perguntei sobre Bondowoso e eles me indicaram um ônibus. Paguei 200 rúpias para entrar na estação e fui para o ônibus. Pelo que entendi, o ônibus estava indo para Probolingo e lá tive que mudar para outro ônibus, de qualquer maneira, paguei a passagem completa que sobrou por 26.000 rúpias.

Começamos a jornada e fiquei surpreso ao encontrar um pedágio e uma rodovia no meio da Indonésia. A coisa parecia boa.

Estação de ônibus em Sumatra

Depois de um tempo, a rodovia desapareceu e passamos por aldeias na costa nordeste de Java. A cada poucos minutos, alguém no estilo indiano subia para vender comida ou bebida e, mesmo com o violão, começavam a cantar. Um deles chegou a criar um dispositivo de música e nos encantou com um tremendo karaokê com o microfone na mão. Para esses casos, as moedas que nos dão troco são ótimas.

Chegamos depois de cerca de três horas às Probolingo. Eles me disseram que eu deveria pegar outro ônibus que me deixasse Bondowoso. Eu não tive que pagar, já que o preço inicial de Surabaya de 26.000 Rs já incluía a chegada em Bondowoso e era a mesma empresa.

Foi uma pena fazer a viagem à noite, quando começamos a subir e parecia que estávamos em um lugar fantástico, com campos de arroz, selva, montanhas e vulcões ao fundo. No dia seguinte, pude verificar que não estava errado.

Cheguei por volta das 10 da noite em Bondowoso. Uma cidade de 75.000 habitantes calmos e limpos. Um ciclista me levou ao hotel Palm - não sei se há mais hotéis na cidade - onde deixei minha mochila e comecei a procurar um guia para chegar ao vulcão Kawah Ijen no dia seguinte.

Vídeo: The Steps to Belawan Waterfall, Bondowoso - East Java (Dezembro 2021).